FHI 360

Oficial Técnico Provincial

FHI 360

Job Description

 

A FHI 360 é uma organização de desenvolvimento global com uma rigorosa abordagem baseada em factos. O nosso pessoal profissional inclui especialistas em saúde, nutrição, educação, fortalecimento económico, sociedade civil, ambiente e pesquisa.  A FHI360 opera em 60 escritórios com 4,400 trabalhadores nos EUA e no mundo. O nosso compromisso com parcerias a todos os níveis e a nossa abordagem multidisciplinar permite-nos ter um impacto duradouro sobre as pessoas, comunidades e países onde servimos - melhorando a vida de milhões.

Estamos à procura de candidatos qualificados para a posição de Oficial Técnico Provincial para o Projecto, baseado em Inhambane para uma nova iniciativa financiada pelo PEPFAR (Plano de Emergência do Presidente do EUA para a redução do HIV/SIDA), através da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), para a implementação  de um projecto voltado para as populações-chave, nomeadamente: trabalhadores do sexo, homens que fazem sexo com homens (HSH), usuários de drogas injetáveis, e reclusos bem como, grupos prioritários que incluem clientes de TS, parceiros regulares de TS e HSH (masculino ou feminino), filhos de TS, raparigas entre 10-24 anos que estão em risco de praticar sexo comercial ou transacional. Este projecto está sob Liderança da FHI 360, que tem parceiros locais de implementação. Esta iniciativa irá desenvolver uma série de actividades para reduzir os níveis de transmissão do HIV e SIDA entre as populações-chave, bem como incrementar o seu acesso e retenção aos cuidados de saúde.  

Candidatos devidamente qualificados vivendo abertamente com HIV e / ou que representam as populações chave afectadas pelo HIV, são também activamente encorajados a candidatar-se.

RESPONSABILIDADES CHAVE:

a) Sob a orientação e supervisão do Director do Projecto, irá proporcionar liderança ao nível provincial a implementação quotidiana do projecto por via dos parceiros locais e das principais partes interessadas.

b) Desenvolver sistemas para acompanhar e monitorar a implementação do programa para garantir que ele está em linha com as metas e objetivos do Projecto.

c) O Oficial Técnico Provincial deverá fornecer soluções para superar os desafios do programa e as barreiras no cumprimento das metas do programa.

d) Desenvolver relações e coordenar com as principais partes interessadas para construir sinergias e maximizar a eficácia a nível comunitário para promover a consciencialização sobre o HIV e criar demanda para a utilização de serviços de aconselhamento e testagem do HIV.

e) Trabalhar com os parceiros governamentais, ONGs, OCBs, Direcções Provinciais de Saúde, órgão de coordenação provincial HIV e outras partes interessadas chave do governo, para manter-se atualizado sobre os mais recentes programas de prevenção do HIV, cuidados e tratamento a serem implementados na província e assegurar a coordenação entre os vários sectores e partes interessadas.

f) Fornecer assistência técnica aos parceiros comunitários e clínicos, para garantir a implementação do programa e se está em linha com a estratégia global do programa.

g) Usar dados para acompanhar os progressos realizados e o cumprimento dos objectivos e monitoria de rotina da procura de serviços de ATS de cuidados e tratamento.

h) Trabalhar com o governo provincial e da cidade, para negociar e operacionalizar os mecanismos de implementação ligados a área clínica e a sua ligação com as intervenções comunitárias, pela implantação de portas de entrada com definição dos pontos focais.

i) Proporcionar liderança no desenvolvimento de intervenções na comunidade e na escola, tais como a educação pelos pares, os grupos/clubes escolares, operacionalização e funcionamento dos centros de recursos, comités de VBG, grupos de fortalecimento económico, criação e dinamização dos grupos de apoio e adesão das pessoas vivendo com HIV / SIDA.

j) Assegurar que as estratégias utilizadas sejam eficazes para aumentar a utilização dos serviços de HIV e ITSs, encaminhamento para os cuidados e tratamento ao TARV e a adesão/retenção do grupo alvo no TARV.

k) Certificar-se de que os materiais de treinamento e outros materiais estão disponíveis e em local destinado a educadores de pares e pessoal clínico local.

l) Colectar, compilar e submeter mensal, trimestral e semestralmente, a tempo, os dados e relatórios de acordo com o calendário do Projecto e do governo provincial (se necessário), bem como captar e reportar as Histórias de Sucesso.

REQUISITOS:

• Possuir habilidades comprovadas na implementação de programas de prevenção do HIV, cuidados e tratamento para trabalhadores do sexo, homens que fazem sexo com homens (HSH), usuários de drogas injectáveis e reclusos, bem como grupos prioritários que incluem clientes de TS, parceiros regulares de TS e HSH (masculino ou feminino), filhos de TS, raparigas entre 10-24 anos que estão em risco de praticar sexo comercial ou sexo transacional em Moçambique .

• Conhecimento dos processos de desenvolvimento e implementação de programas de prevenção do HIV, cuidados e tratamento com grupos de populações chave, grupos prioritários em Moçambique.

• Sensibilidade para as diferenças culturais e compreensão das questões políticas e éticas que envolvem questões de saúde pública entre as populações alvo, em Moçambique.

• Capacidade de gerir e  de realizar várias tarefas com um alto grau de organização e recursos limitados.

• Experiência de trabalho com organizações da sociedade civil para planificar e implementar atividades para comunicação para a mudança de comportamento em HIV, incluindo a disponibilização de preservativos e lubrificantes.

•Capacidade de cumprir comos prazos com forte atenção à coerência, detalhe e qualidade.

• Disponibilidade para viajar dentro do país ou região e internacionalmente, se necessário.

• Preferencialmente alguém que possua conhecimento do processo de programação e relatórios PEPFAR.

EDUCAÇÃO / EXPERIÊNCIA:

•Nível de Licenciatura, mestrado em Saúde Pública (preferencial) ou áreas afins ou equivalente. 3 anos de trabalho em Programas de HIV/SIDA, particularmente na área de prevenção e mudança de comportamento;

• Pelo menos 2 á 5 anos de experiência demonstrada na área de comunicação para mudança de comportamento, mobilização e advocacia para trabalhadores do sexo, homens que fazem sexo com homens (HSH), usuários de drogas injetáveis, e reclusos bem como, grupos prioritários que incluem clientes de TS, parceiros regulares de TS e HSH (masculino ou feminino), filhos de TS, raparigas entre 10-24 anos que estão em risco de praticar sexo comercial ou transacional, possuindo perícia técnica em acções com substancial efoque na prevenção do HIV, cuidados e tratamento, com experiência na promoção de igualdade de direitos.

• Experiência com as regras e procedimentos do governo dos EUA e experiência de trabalho com ONGs internacionais é desejável.

Todas as candidaturas a vagas na FHI360 são gratuitas, não se cobra nenhum valor pelo processo de Recrutamento & Selecção.

Informamos que só os candidatos seleccionados serão contactados.

This job description summarizes the main duties of the job. It neither prescribes nor restricts the exact tasks that may be assigned to carry out these duties. This document should not be construed in any way to represent a contract of employment. Management reserves the right to review and revise this document at any time.

FHI 360 fosters the strength and health of its workforce through a competitive benefits package, professional development and policies and programs that support healthy work/life balance. Join our global workforce to make a positive difference for others — and yourself.

Apply Now