FHI 360

Director Técnico

FHI 360

Job Description

A FHI 360 é uma organização americana não governamental de desenvolvimento humano, que se dedica à melhoria da vida das pessoas de forma duradoura, através de soluções integradas e locais. A nossa equipa inclui especialistas em saúde, educação, nutrição, meio ambiente, desenvolvimento económico, sociedade civil, igualdade de género, comunicação, pesquisa e tecnologia - criando uma combinação única de capacidades para enfrentar os desafios actuais do desenvolvimento interrelacionado. A FHI 360 procura por um(a) candidato(a) para a posição de Director Técnico (para o Projecto COVIDA), que estará baseado em Maputo: Descrição Sumária da Posição: O Director Técnico Dirige o processo de desenvolvimento e implementação para o alcance dos resultados  em todas as componentes do Projecto COVida e posiciona a FHI 360 nas áreas de actuação técnica. Desenvolve e adapta as componentes  de DREAMS e OVC do COVIDA, incluindo as componentes de gestão de casos e de prevenção primária e o desenvolvimento  e implementação de novas intervenções de empoderamento económico e  apoio aos adolescentes vivendo com HIV.  Planeia e dirige planos de actividades e monitora o orçamento/gastos das componente do projecto. Colabora efectivamente com outros departamentos e parceiros do consórcio, para garantir que o projecto alcance as metas. Coordena e colabora  efectivamente com o governo local, outros parceiros de implementação nas áreas de saúde, serviços sociais, educação e outros sectores. Resposabilidades:
  • Lidera a concepção, implementação e monitoria das componentes DREAMS e OVC do COVIDA, incluindo a gestão de casos, o fortalecimento económico e componentes de prevenção primária e o desenvolvimento e implementação de novas actividades de empoderamento económico e  suporte para adolescentes vivendo com HIV.

  • Supervisiona o desenvolvimento de processos eficazes de implementação e monitoria de processos, assegura a qualidade dos treinamentos, estrutura e monitora a assistência técnica, garante a aderência às abordagens e modelos técnicos  e a coordenação entre os diferentes componentes do programa.

  • Demonstra liderança técnica e mantem actualizado sobre os desenvolvimentos nas área de actuação no pais e exterior, identifica oportunidades para a FHI360 liderar e inovar com base na experiência de campo do projecto, representa a FHI 360 em fóruns locais, regionais e internacionais.

  • Desenvolve e implementa processos e procedimentos para o alcance dos objectivos técnicos e estratégicos do projecto, incluindo iniciativas de melhoria de qualidade com base na análise de dados.

  • Orienta e guia os Oficiais Seniores (NSTOs) e parceiros, com o treinamento e desenvolvimento de iniciativas de melhoria de processos, para assegurar a conformidade com os padrões PEPFAR e da FHI360.

  • Providencia conhecimento técnico incluindo monitoria e avaliação de programa e actua como principal tomador de decisões para a maioria das questões técnicas do projecto.

  • É responsável  pela planificação orçamental e pelo processo técnico das actividades de campo e subvenções, para garantir que os objectivos do projecto são alcançados. Providencia orientação à COP sobre direccao estratégica:
    • Colabora de forma efectiva com as equipas de Monitoria e Avaliação, finanças e operações e de desenvolvimento das capacidades, para atingir os objectivos do projecto.

    • Desenvolve o plano de trabalhos do projecto e orçamento para as diversas componentes.


  • Supervisiona o Desempenho geral das subvenções dos parceiros de implementação local, incluindo a conformidade e qualidade dos requisitos dos relatórios.

  • Assegura colaboração efectiva com os serviços de saúde, sociais e sistemas de educação e parceiros, para o alcance dos objectivos.

  • Identifica oportunidades e consulta a COP e o SMT do projeto sobre recomendações para tomar as melhores decisões de investimento nas actividades. (com CO SMT no desenvolvimento).Envolve-se na elaboração e desenvolvimento de propostas para novos programas.

  • Ocasionalmente actua como Director Interino do Projecto e representa o Projecto em reuniões internas e externas.

Condições de Trabalho:    Esta posição será baseada nos escritórios de Maputo, com 50% de tempo no campo. Esta posição está isenta de horário fixo de trabalho. Qualificações requeridas, Habilidades e Experiência:
  • No mínimo o Nível de Mestre, com 10 anos de experiência  ou o Nível de Licenciatura com 12 anos de experiência de em trabalho social, ciências sociais, na saúde, na comunicação ou outra área relevante.

  • 5 anos de experiência de trabalho com programas  PEPFAR OVC.

  • 3 anos de experiência comprovada de gestão de equipas sénior.

  • Liderança de projectos e Liderança técnica demonstrada: 8 anos de experiência de treinamento e gestão de equipas para implementação de mais de um dos seguintes: Cuidados e apoio OVC usando gestão de caso centrado na família, apoio psicossocial para crianças ou adolescentes e famílias, prevenção primária para adolescentes, empoderamento económico, programas de meninas adolescentes e mulheres jovens, vivendo com HIV.

  • Conhecimento dos guiões orientadores do MGCAS relacionados com o Plano Nacional de Acção para Crianças.

  • Conhecimento excelente sobre as melhores práticas no suporte a crianças e adolescentes em testagem, cuidados e tratamento de HIV.

  • Fluente em Português e Inglês

  • Excelente utilizador do Microsoft Word, PowerPoint, Excel e capacidade de aprendizagem de novas aplicações .

Todas as candidaturas a vagas na FHI360 são gratuitas. Não se cobra qualquer valor pelo processo de Recrutamento & Selecção na FHI360. Informamos que só os candidatos seleccionados serão contactados.This job posting summarizes the main duties of the job. It neither prescribes nor restricts the exact tasks that may be assigned to carry out these duties. This document should not be construed in any way to represent a contract of employment. Management reserves the right to review and revise this document at any time. FHI 360 is an equal opportunity and affirmative action employer whereby we do not engage in practices that discriminate against any person employed or seeking employment based on race, color, religion, sex, sexual orientation, gender identity, national or ethnic origin, age, marital status, physical or mental disability, protected Veteran status, or any other characteristic protected under applicable Law. FHI 360 fosters the strength and health of its workforce through a competitive benefits package, professional development and policies and programs that support a healthy work/life balance. Join our global workforce to make a positive difference for others — and yourself.
Apply Now